Atividades Complementares e de Extensão

Atividades Complementares

As atividades complementares são necessárias para integralização do curso, e permitem aos estudantes a oportunidade de diversificar e enriquecer sua formação por meio da sua participação em tipos variados de eventos, como iniciação científica, monitoria, participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão, participação em grupos PET, participação em congressos na área, etc. As atividades complementares são previstas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Engenharia de Computação.

A carga horária mínima de atividades complementares que deve ser realizada varia conforme a versão da sua grade:

  • Currículo de 2022: 40 horas
  • Currículo de 2008: 225 horas

O que conta como atividade complementar?

Segue uma lista não exaustiva de atividades que podem ser registradas como atividades complementares:

  1. Participação como ouvinte em evento acadêmico-científico, cursos de atualização ou palestras em áreas relacionadas ao curso.
  2. Participação como ouvinte em evento científico, cursos de atualização, ou palestras (internos ou externos à Ufes) sobre temas relacionados a Direitos Humanos, Relações Étnicos-Raciais ou Meio-Ambiente.
  3. Participação como ouvinte em defesas de trabalhos de conclusão de curso de graduação ou pós-graduação (internos ou externos à Ufes) em áreas relacionadas ao curso.
  4. Participação em atividades de Pesquisa em Programa Institucional (p.ex., PIBIC, PIVIC).
  5. Participação em atividades de Ensino em áreas relacionadas ao curso (p. ex., monitoria).
  6. Participação em Grupos PET da Ufes, em áreas relacionadas ao curso.
  7. Apoio técnico às atividades básicas de manutenção de infraestrutura.
  8. Participação em disciplinas eletivas.
  9. Publicação de Trabalhos Acadêmicos em Eventos Técnico-Científicos em áreas relacionadas ao Curso.
  10. Apresentação oral de Trabalho Acadêmico como autor/coautor.
  11. Participação em Centro ou Diretórios Acadêmico, Empresa Junior, CREA-Jr, AIESEC ou similares.
  12. Participação como representante discente em departamentos, colegiados, conselhos ou comissões institucionais da Ufes.
  13. Visitas Técnicas realizadas com acompanhamento de professor, de forma extracurricular.
  14. Exames de proficiência em línguas estrangeiras.
  15. Atividade voluntária com supervisão/orientação docente em projetos de Ensino, Pesquisa ou Extensão.
  16. Participação de forma regular em atividades esportivas, culturais e artísticas, tanto aquelas organizadas pela Universidade, quanto em competições/exibições públicas.
  17. Participação em cursos extracurriculares.
  18. Certificação profissional relacionada ao curso, obtida a partir de órgãos/instituições, desde que previamente aprovadas pelo Colegiado.

Vale destacar uma particularidade do item 15 acima: horas de extensão excedentes podem contar como atividade complementar, mas o contrário não.

ATENÇÃO: A partir de 2019, as atividades de Estágio Supervisionado Não-Obrigatório não podem mais contar como Atividades Complementares. Observa-se assim a Resolução CNE/CES 01/2019 (Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Engenharia), que estabelecem que “A realização dessas atividades (complementares) não se confunde com a da prática profissional (estágio)”.

Atividades de Extensão

O PPC de 2022 prevê que os estudantes realizem ao menos 365 horas (10% da carga horária do curso) de práticas de extensão. Disciplinas obrigatórias do currículo já incluem 135 horas de extensão, de modo que, para concluir o curso, você deve comprovar outras 230 horas de extensão por meio de: (1) disciplinas optativas que incluam horas de extensão; ou (2) participação em projetos e outras atividades extensionistas devidamente registradas.

Para registro de horas de extensão em projetos e outras atividades extensionistas, siga os passos abaixo:

  1. Buscar projetos de extensão devidamente registrados na PROEX de seu interesse, conversar com o coordenador e se vincular ao projeto, certificando-se que a coordenação faça o devido registro no Portal de Projetos da UFES;

  2. Realizar as horas de trabalho, sob orientação da coordenação do projeto;

  3. Realizadas as horas e/ou concluída a participação no projeto, solicitar à coordenação do projeto seu certificado de participação. O coordenador deverá solicitar o certificado à PROEX, segundo instruções em seu site. A PROEX emitirá o certificado, enviando-o diretamente para você por meio do e-mail informado pelo coordenador;

  4. Ao receber seu certificado, fazer a solicitação do registro de horas no histórico pelo formulário indicado na seção abaixo.

Como solicitar o registro de horas de atividades complementares ou de extensão?

Preencha o seguinte Formulário (https://forms.gle/peDpMEPigTLuFRrk9) e faça upload do certificado que comprova a realização da atividade. É obrigatório que o certificado indique o número de horas que foram realizadas.

ATENÇÃO: Envie somente os certificados necessários para completar até o limite de horas indicado no histórico, pois a Prograd não permite o registro das horas excedentes.

Após o preenchimento do formulário, basta aguardar o registro das horas por parte da coordenação. Se tudo estiver OK, elas vão aparecer no seu histórico individual. No caso de algum problema, a coordenação vai entrar em contato com você pode e-mail.

ATENÇÃO: É responsabilidade SUA assegurar que, ao final do curso, seu histórico registre as horas necessárias para conclusão e colação de grau.

Em caso de dúvidas e/ou problemas, escreva para: engenhariadecomputacao [at] ufes.br .

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910